O ciclo da água

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Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Os ciclos da água".

conteúdo

Objetivos

1) Exercitar a prática de metodologia científica por meio da construção de um terrário;

2) Observar e compreender o ciclo da água de maneira empírica;

3) Desenvolver a capacidade de explicar os dois tipos de ciclo da água (grande e pequeno);

4) Compreender a importância da preservação da água, como recurso natural.

Desenvolvimento

1) Na primeira aula, os alunos irão montar o terrário. Escreva na lousa um roteiro, com as instruções de construção desse ecossistema em miniatura. É importante que todos os passos sejam seguidos de maneira correta, para que o experimento apresente o resultado esperado.

2) Primeiro, misture o carvão vegetal com as pedrinhas de aquário e deposite a mistura no fundo, de modo que essa camada atinja 2,5cm de espessura ? essa etapa é importante para que ocorra a drenagem da água.

3) Oriente os alunos para que misturem duas partes de terra vegetal com duas de areia grossa, e mais uma parte de fibra de coco. Essa composição é ideal para a maioria das plantas de ambiente tropical e subtropical.

4) Deposite, no terrário, a segunda camada de mistura até que fique com 4cm de espessura. Em seguida, deve-se pulverizar água sobre a terra, com cuidado para não encharcá-la.

5) Com a colher, faça um buraco na terra, de modo que seja possível encaixar o copo descartável e, então, encha-o com água. Isso irá representar uma pequena lagoa.

6) Antes de colocar as plantas no terrário, cave os buracos na terra.

7) Remova as mudas dos vasinhos, com cuidado para não danificar suas raízes, e, depois, plante-as. Pulverize água sobre as plantas no terrário.

8) Com a pinça e o algodão, limpe o interior do vidro do terrário e, por fim, cubra-o com o filme de PVC. Para que o sistema fique bem vedado, prenda o filme plástico com a fita adesiva.

9) Os terrários deverão receber luz solar indireta, por uma semana. Durante esse período, os alunos deverão anotar as mudanças observadas em seus miniecossistemas. Peça para que os alunos reparem na água, formação de gotículas, deposição de água no solo, etc.

10) Na aula seguinte, discuta com os alunos sobre os fenômenos observados nos terrários e use-os para explicar o pequeno e o grande ciclo da água.

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à redução da água potável em nosso planeta e como o ser humano pode colaborar para minimizar este problema ambiental. O professor acompanhará a leitura das produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias.

Duração
2 aulas
Outros Materiais

1 aquário retangular de 5 litros;

1 rolo de filme plástico (PVC);

1 fita adesiva transparente;

500g de terra vegetal;

400g de areia grossa;

400g de carvão vegetal granulado (à venda em lojas de aquarismo);

300g de pedrinhas de aquário;

1 pulverizador de água de 0,5 litros;

1 colher de sopa (para servir de pá);

200g de fibra de coco;

mudas de plantas (sugestão: Chamaedora elegans, e Philodendron sp.);

1 pinça comprida (pode-se utilizar dois hashis (palitos japoneses) presos com elástico em uma das extremidades);

1 chumaço de algodão;

1 copo plástico descartável.

detalhes

Temas Curriculares

Bio - Qualidade de vida e populações humanas, Cie - Ser humano e saúde

Disponibilidade

Online

Licenças de Uso

Copyright

Produzido por

TomeCiência

Sugerido por

Escola Interativa

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Icn pessoa
Maria José Esmeraldo Rolim: Temos que mostrar que a água é recurso finito......tudo que for feito para diminuir o disperdício será bem vindo ao planeta e ajudarã a minimizar os problemas futuros de falta destes recursos hidrícos.
Icn pessoa
Marieli Aparecida Maia Oliveira: O professor deve inovar e estar atento as mudanças do dia-a-dia, dessa forma para trabalhar de froma diferenciada.
Icn pessoa
Sander Mont Forte: An
EVALDO EXPEDITO DOS SANTOS: É importante a relação do conteúdo com a prática que faz com que o conteúdo se materialize...

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