Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação para nossas crianças e jovens das escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental, o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, criou o Programa Escola 10.
Várias ações estão sendo desenvolvidas pelo Programa Escola 10. A produção de
material didático complementar em Língua Portuguesa e Matemática, com foco no
desenvolvimento das habilidades previstas nas Matrizes de Referência da Prova Brasil, para ser utilizado em aulas para o 5o ano e 9o ano, é uma delas. Os/as estudantes destas turmas poderão ter um acréscimo de 2 (duas) aulas de Língua Portuguesa e 2 (duas) aulas de Matemática, semanalmente, para o desenvolvimento das oficinas dos citados componentes
curriculares, a depender da disponibilidade de cada rede de ensino.
Neste manual, você encontrará o material orientador para as ações que serão
desenvolvidas durante essas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Ele servirá de apoio
didático, porém considerará sua experiência na escola como de fundamental importância
para o sucesso do trabalho. A metodologia adotada será focada na Resolução de Situações-
Problema, como estratégia didática de ensino e aprendizagem, contribuindo para o pleno
desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes.
O Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas está organizado em sete capítulos relativamente sintéticos. O capítulo I trata do PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, discorrendo sobre a importância, na escola e na vida, da vivência do respeito às diferenças e do princípio da solidariedade para a vivência dos direitos humanos e uma convivência pacífica e harmoniosa; o capítulo II explicita A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA e traz a caracterização da Educação Básica da rede estadual de ensino de Alagoas, nas suas etapas, modalidades e diversidades de ensino, trata da organização e do perfil do seu público; o Capítulo III reflete acerca de ALGUNS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA a serem enfrentados pela rede estadual de ensino de Alagoas; o Capítulo IV oferece uma discussão sobre as diferentes concepções e formas de ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR e propõe a sistematização do conhecimento escolar das diferentes etapas e áreas do conhecimento; o capítulo V traz ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS e reflexões acerca do processo de organização da prática pedagógica, o f e r e c e n d o p o s s i b i l i d a d e s d e des en v olv i m en t o da ap ren dizagem significativa, a partir da resolução de situações-problema e, também, sugestões de modalidade organizativas da prática pedagógica e da gestão da sala de aula e, por fim, o Capítulo VI apresentando orientações para a AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM trata das concepções de avaliação que se coadunam com as opções feitas para organização da prática pedagógica e apresenta orientações acerca do processo de avaliação contínua e paralela nos processos de ensino e aprendizagem.
Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.
Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação para nossas crianças e jovens das escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental, o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC, criou o Programa Escola 10.
Várias ações estão sendo desenvolvidas pelo Programa Escola 10. A produção de
material didático complementar em Língua Portuguesa e Matemática, com foco no
desenvolvimento das habilidades previstas nas Matrizes de Referência da Prova Brasil, para ser utilizado em aulas para o 5o ano e 9o ano, é uma delas. Os/as estudantes destas turmas poderão ter um acréscimo de 2 (duas) aulas de Língua Portuguesa e 2 (duas) aulas de Matemática, semanalmente, para o desenvolvimento das oficinas dos citados componentes
curriculares, a depender da disponibilidade de cada rede de ensino.
Neste manual, você encontrará o material orientador para as ações que serão
desenvolvidas durante essas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Ele servirá de apoio
didático, porém considerará sua experiência na escola como de fundamental importância
para o sucesso do trabalho. A metodologia adotada será focada na Resolução de Situações-
Problema, como estratégia didática de ensino e aprendizagem, contribuindo para o pleno
desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes.
O Referencial Curricular da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Alagoas está organizado em sete capítulos relativamente sintéticos. O capítulo I trata do PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, discorrendo sobre a importância, na escola e na vida, da vivência do respeito às diferenças e do princípio da solidariedade para a vivência dos direitos humanos e uma convivência pacífica e harmoniosa; o capítulo II explicita A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA e traz a caracterização da Educação Básica da rede estadual de ensino de Alagoas, nas suas etapas, modalidades e diversidades de ensino, trata da organização e do perfil do seu público; o Capítulo III reflete acerca de ALGUNS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA a serem enfrentados pela rede estadual de ensino de Alagoas; o Capítulo IV oferece uma discussão sobre as diferentes concepções e formas de ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR e propõe a sistematização do conhecimento escolar das diferentes etapas e áreas do conhecimento; o capítulo V traz ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS e reflexões acerca do processo de organização da prática pedagógica, o f e r e c e n d o p o s s i b i l i d a d e s d e des en v olv i m en t o da ap ren dizagem significativa, a partir da resolução de situações-problema e, também, sugestões de modalidade organizativas da prática pedagógica e da gestão da sala de aula e, por fim, o Capítulo VI apresentando orientações para a AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM trata das concepções de avaliação que se coadunam com as opções feitas para organização da prática pedagógica e apresenta orientações acerca do processo de avaliação contínua e paralela nos processos de ensino e aprendizagem.